COOPERAÇÃO E TICs


O cenário atual do mundo, mediante a pandemia COVID 19, tem nos confrontado com o que já se vem falando há anos em termos de educação: a necessidade de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.  Esses constituem os 4 pilares da educação , elaborados em 1999 por Delors e colaboradores, em um relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, para a UNESCO, intitulado “Educação: um tesouro para descobrir”.  Discutiu-se o papel da educação para o desenvolvimento das habilidades necessárias para as demandas desse novo século mediante as desigualdades socioeconômicas e culturais, o desenvolvimento da ciência e tecnologia, a velocidade da informação, a globalização, incluindo-se ai a necessidade de cooperação entre os povos, o que só é possivel mediante o acesso à informação, a troca de experiências e a mediação da tecnologia.


Nesse sentido, percebo a Educação à Distância como um mundo de possibilidades, tanto de expansão do conhecimento como de aprendizagem de novas habilidades relacionadas ao domínio de recursos tecnológicos que contribuem para todo esse processo.

A WEB 2.0 ampliou as possibilidades interativas no ambiente virtual com diversos recursos utilizados com frequência, tanto na EAD como no ensino presencial, dinamizando as relações aluno x professor x aluno, contribuindo para uma aprendizagem mais ativa, reduzindo as distâncias e favorecendo a cooperação. E é justamente por afinidade com a aprendizagem colaborativa e por resolução de problemas que elejo o CHAT e o FÓRUM como ferramentas preferidas. 

O CHAT, por permitir a comunicação síncrona, agiliza a troca de ideias, com feedback imediato, muitas vezes necessário para que a atividade, seja ela qual for, flua. Outra possibilidade importante do chat é a recuperação da conversa, permitindo que em outro momento todos os envolvidos possam rever suas falas e a dos demais, tirando dúvidas, confirmando ou reavaliando pontos ponderados.

Por outro lado, o FÓRUM é uma ferramenta assíncrona e ao mesmo tempo que permite a troca de ideias, dá mais liberdade aos participantes de interagir no momento mais oportuno, elaborar melhor sua interações. Uma ferramenta pode ser complementar a outra.

Uma prática pedagógica que contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades e consegue envolver os alunos devido à contextualização, é a Aprendizagem por Resolução de Problemas, que tem sido muito usada na área de matemática, mas também em ciências, saúde, pedagogia e outras. Afinal, problemas não faltam em área nenhuma, não é mesmo?
Essa prática exige bastante cooperação e diálogo entre os envolvidos e vejo o CHAT e o FÓRUM como ferramentas perfeitas para essa proposta e outras do gênero, como estudo de caso.




Fechando essa apresentação, trago o pensamento de Edgar Morin, que muito tem contribuído para um olhar mais ampliado sobre a educação. Um pensamento visionário, de um futuro que já chegou.

E você? Teve alguma experiência inovadora com relação ao uso de tecnologia WEB 2.0 devido ao momento que estamos vivendo?

Se quiser saber um pouco  mais sobre Aprendizagem por Resolução de Problemas e conhecer mais algumas ideias sobre Edgard Morin, dá uma olhada nos links!

Até o próximo post!

 https://novaescola.org.br/conteudo/1391/edgar-morin-o-arquiteto-da-complexidade

Aprendizagem por Resolução de Problemas

Comentários

  1. Boa noite Cistina,
    Muito boa abordagem em seu blog, o interessante da metodologia de Resolução de Problemas é que para se ter uma aprendizagem significativa, as questões abordadas devem ser relacionadas com o cotidiano dos alunos. Dessa forma, ocorre uma melhor compreensão e maximiza a aprendizagem dos alunos. Parabéns pelo seu blog,
    tenha uma ótima noite e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Márcio!
      Acredito q devamos investir numa educação de qualidade e esse caminho me parece muito bom. A educação para o sec XXI não pode prescindir de educar para a autonomia. Há vários caminhos. Mas temos q chegar lá!
      Um Abraço!

      Excluir
  2. Olá!
    Parabéns pelo blog. Vou fazer as observações e postar no lugar da avaliação.
    Abraços,
    Ciléia

    ResponderExcluir

Postar um comentário